sexta-feira, 4 de março de 2011

Rode e instale distribuições Linux através de um pen drive.

Você caro amigo que utiliza o Windows no seu computador mais sempre teve vontade de experimentar Linux sem se preocupar com grandes divagações técnicas, como dual-boots e termos afins?

Se a resposta for afirmativa, então procure por LiLi (Linux Live USB Creator). Esta aplicação permite instalar, caso queira, ou apenas iniciar em cinco passos um sistema completo e funcional de Linux, a partir de um pen drive, e sem alterar nada no Windows.

Em complemento, ao utilizar o software de virtualização VirtualBox, o LiLi possibilita a utilização do Linux no próprio Windows, sendo que suporta diversas distribuições conhecidas como Ubuntu, Kubuntu, Fedora ou Mint.

Faça o download livre do LiLi USB Creator em: http://www.linuxliveusb.com/

Além de toda mobilidade oferecida pelos sistemas bootáveis via USB, no Linux ainda temos a vantagem de criar versões live no pendrive, que nos permitem utilizar o Linux em qualquer micro sem necessidade de qualquer tipo de instalação física, apenas plugando o pendrive na máquina.

Outra dica para Linux bootável pela porta USB através de um pen drive....

Algumas distribuições Linux como o Fedora possuem o seu próprio programa de criação de discos bootáveis como o Fedora USB Creator ou o Ubuntu Creator. A desvantagem ou vantagem neste caso é que o aplicativo Fedora permite criar sistemas bootáveis no Windows e o aplicativo Ubuntu roda somente no próprio Ubuntu.

Outra opção que permite criar usbs bootáveis a partir de qualquer distribuição Linux é o aplicativo Unetbootin, que pode criar discos tanto através do Linux, quanto do Windows, basta fazer o download da versão desejada.

Rode o programa, escolha qual distribuição Linux deseja criar um boot, indique a ISO ou o cd de instalação da mesma e aproveite a viagem.

Espero que com essa dica possam aproximar mais curiosos e sem medo para o mundo Linux.


Manual de sobrevivência Linux.


O Manual de Sobrevivência Linux é um guia gratuito voltado para a parte técnica, indicado para usuário intermediários tentando para avançados. O objetivo do livro é de auxiliar o usuário de forma rápida e prática, ou seja, um Handbook.
Este manual encontra-se dividido em três partes, para melhor entendimento do mesmo:
Capítulo 1. Dicas e Princípios Básicos do Linux – Essa primeira parte consiste em uma introdução (Conceitos básicos) do que o usuário precisa saber para seguir em frente na leitura do livro. Caso seja leigo, é imprescindível que passe pelos “Conceitos básicos”. Também são abordadas algumas “dicas básicas” muito úteis que lhe ajudará no dia a dia para convivência com o Linux.
Capítulo 2. Comandos do Terminal – Para que possamos utilizar com maior facilidade o terminal de comandos do Linux (shell), saber os nomes dos comandos – às vezes, antes de saber o que eles executam – é de extrema necessidade. Também como abordagem, coloquei em prática as noções básicas descritas no Capítulo 1 deste manual. Complementando este capítulo, no final estão organizados os comandos específicos correspondentes a cada distribuição. É uma forma mais fácil de encontrar o comando que deseja, caso o mesmo só pertença a sua distribuição.
Capítulo 3. Dicas Avançadas – Essa parte é sem dúvida a “salvação” de muitos que utilizam o Linux e querem tirar o máximo de proveito do programa mas não sabem como. Aqui abordaremos assuntos importantes sobre como compilar programas
no Linux, como obter uma proteção para sua rede, compartilhar a internet com segurança, checar dispositivos(HD, CD-ROM, Disquete, etc), aprender a utilizar vários comandos em conjunto, e mais.
Autor: Tales Araújo Mendonça.
Baixe já !! Manual de Sobrevivência Linux (PDF)

Fonte: www.pliniotorres.com

Espero que gostem da dica.

Checando dependências de pacotes em Debian Linux e derivados.

Vamos aprender a verificar dependências de pacotes com a ferramenta apt-rdepends em sistemas derivados do Debian Linux. Uma coisa muito legal é que o apt-rdepends resolve dependências em recursividade, ou seja, não só mostrar as dependências de um pacote, mas também as dependências das dependências. Isso é ótimo, por exemplo, se você quer reconstruir um pacote a partir de fontes etc.

Vamos instalar o rdepends via apt-get:

# apt-get install apt-rdepends

Após ter instalado, vamos checar um pacote como exemplo:

# apt-rdepends firefox
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo estado da informação... Pronto
firefox
Depende: firefox-3.0
firefox-3.0
Depende: debianutils (>= 1.16)
Depende: fontconfig
Depende: libatk1.0-0 (>= 1.20.0)
Depende: libc6 (>= 2.4)
Depende: libcairo2 (>= 1.6.0)
Depende: libgcc1 (>= 1:4.1.1-21)
Depende: libglib2.0-0 (>= 2.12.0)
Depende: libgtk2.0-0 (>= 2.12.0)
Depende: libnspr4-0d (>= 1.8.0.10)
Depende: libpango1.0-0 (>= 1.20.1)
Depende: libstdc++6 (>= 4.1.1-21)
Depende: psmisc
Depende: xulrunner-1.9 (<< 1.9~b6~)
debianutils
Pré-Depende: coreutils (>= 4.5.8-1)
Pré-Depende: libc6 (>= 2.7-1)
Pré-Depende: mktemp
.....

Para ter acesso a mais informações sobre o apt-rdepends, dê uma olhada no manual.

$ man apt-rdepends

Fonte:
Howtoforge

Espero que gostem da dica.